Se perante esta pergunta, ficou a refletir sobre quem é que conhece, que pode ser considerado como empreendedor, não perca tempo. Provavelmente o Empreendedor mais próximo que têm de si, é você mesmo!
Sim, é verdade. Vamos perceber como!
Nestes últimos tempos, tenho estudado a temática do empreendedorismo, pois perante a pergunta que me era dirigida: É uma empreendedora, respondia: «Não. Não tenho um negócio próprio». Mas esta resposta não me fazia sentido, mas era a que pensava ser a correta.
Mas depois de ouvir várias palestras e vídeos do Simon Sinek (1),,ouvi a melhor definição do que é ser «Empreendedor». Segundo esta definição, afinal sou empreendedora e há muito tempo.
Existe uma grande confusão entre o significado de um pequeno negócio e um empreendedor. Existem pequenos negócios em que os seus gestores podem ou não ser empreendedores. E existem empreendedores que trabalham em grandes empresas, ou são profissionais liberais, e que são empreendedores.
Mas então, o que distingue um empreendedor?
Aquela pessoa, colaborador, proprietário, doméstica que resolve problemas, que está constantemente à procura de melhores formas de realizar tarefas, ou resolver problemas, esse é o verdadeiro empreendedor.
A confusão da terminologia deve-se ao facto de se considerar que ter um novo negócio, ter uma nova ideia é ser empreendedor. Mas se esse negócio ou ideia não resolver um problema, uma dor de alguém (ou de muitos), então é apenas um novo negócio.
Muitos autores continuam a referir que um empreendedor vai criar o seu próprio caminho, o seu negócio, mas o que acontece muitas vezes, é que para ser um verdadeiro empreendedor é necessário possuir criatividade; conseguir pensar fora da caixa; ter a habilidade profissional para implementar a solução; que consegue perceber os riscos da sua ação e ainda assim os corre, pois consegue estimar as soluções em várias frentes, perante os riscos que vai incorrer.
Concordo com esta definição. Mas nem sempre quem cria uma nova empresa, um novo negócio, consegue ser empreendedor. Recorre a outros para conseguir implementar as ideias e soluções.
Para mim, esta definição é tão verdadeira para novos negócios como para colaboradores de empresas, colaboradores a quem sempre recorremos quando precisamos de soluções passíveis de serem transpostas para a ação.
Em 30 anos de carreira, sempre fui empreendedora sem saber. E você, afinal é um empreendedor?
(1) Simon Sinek, empreendedor, consultor motivacional e de organizações, criador do “golden cricle”, TOP 3 da TEDex Talk, com mais de 44 milhões de visualizações.
https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action?language=pt
Deixe um comentário