Cada vez mais se fala em diversidade e inclusão, então saiba 3 formas de promover um ambiente de trabalho inclusivo na sua empresa.
Diversidade refere-se à representação de diferentes grupos na força de trabalho de uma empresa.
A inclusão refere-se a como as contribuições, presença e perspetivas desses mesmos grupos de pessoas são valorizadas e integradas no ambiente de trabalho.
Um ambiente inclusivo não se refere apenas à igualdade de género mas também a etnias, culturas, religiões, e até mesmo a diferentes formas de pensar.
Então, as empresas podem ter um papel fundamental na mudança de mentalidades e ajudar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Essa mudança deve começar internamente. Mas, a criação e implementação de medidas internas que promovam a diversidade e inclusão ainda é um desafio para muitas empresas.
Quais os benefícios de um ambiente de trabalho inclusivo?
Integrar os conceitos de diversidade e inclusão nos valores da sua empresa não só é a coisa certa a fazer para ter um papel ativo no progresso social da sua comunidade.
Um estudo da Deloitte sobre o poder da inclusão concluiu que:
- 80% dos inquiridos considera que a inclusão é um fator importante no momento de escolher o seu empregador;
- 39% são até mesmo capazes de trocar a empresa onde trabalham por outra mais inclusiva.
Então, isto significa que um ambiente de trabalho inclusivo ajuda a aumentar a retenção dos seus colaboradores, reduzindo assim os seus custos com recrutamento e formação.
Além disso, a inclusão também pode dar sucesso à sua empresa.
Um outro estudo, sobre o impacto da diversidade no local de trabalho, conduzido pela McKinsey, concluiu que as empresas com maior representatividade de género na sua administração tinham uma maior probabilidade (21%) de apresentar resultados financeiros acima do normal, quando comparadas com os seus concorrentes com uma menor diversidade de género.
O mesmo estudo também concluiu que essa probabilidade aumenta para 33% quando se trata de diversidade étnica e cultural.
Por fim, um terceiro estudo, da Korn Ferry concluiu que, quando comparadas com os seus concorrentes, empresas mais diversas e inclusivas têm mais 87% de hipóteses de tomar melhores decisões e são 75% mais rápidas a introduzir um novo produto ou serviço no mercado.
Então, estas são duas capacidades imprescindíveis para qualquer empresa que ambicione ser líder de mercado.
3 formas de promover a inclusão no trabalho
1. Crie anúncios de emprego com neutralidade de género
A forma como cria os seus anúncios de emprego pode ter impacto no tipo de candidatos que atrai.
Então, retirar referências de género pode ajudar a que mais pessoas se identifiquem com aquilo que procura e diversificar o talento que entra nos seus processos de recrutamento.
2. Promova um ambiente colaborativo dentro e fora das reuniões
Um ambiente de trabalho que promove a colaboração entre todos é um ambiente de trabalho inclusivo.
Assim, deixe que todos os colaboradores tenham a oportunidade de tirar o máximo partido dos seus pontos fortes e de se apoiarem uns aos outros.
Possibilite a partilha de opiniões e feedback, pedindo a intervenção e colaboração de todos os colaboradores durante reuniões, avaliações de desempenho e mesmo no dia a dia.
Além disso, apoie uma comunicação fluida entre toda a equipa e incentive a resolução de qualquer conflito de forma imediata para que não se criem ressentimentos.
Por fim, dê crédito a quem o merece, mesmo quando essa pessoa não está presente. Seja transparente sobre os processos de tomada de decisão e sobre o que espera de cada departamento e de cada colaborador.
3. Celebre as diferentes etnias e religiões representadas na sua empresa
Atualmente, a única religião que é celebrada nos feriados em Portugal é a religião católica.
Apesar de 80,2% da população portuguesa ser católica, para fomentar a diversidade cultural, é importante que assinale as datas comemorativas que representem as crenças religiosas e culturais dos seus colaboradores.
Adaptar um ambiente de trabalho para o tornar mais inclusivo é algo que leva o seu tempo. Também é importante que vá sempre pedido feedback aos seus colaboradores.
Lembre-se que, um ambiente de trabalho inclusivo é aquele onde todos se sentem ouvidos, conseguem ser eles mesmos, têm igualdade no acesso a informação e recursos, podem ter influência na tomada de decisões e conseguem participar e contribuir de forma ativa.
Fonte: Alerta Emprego
Deixe um comentário